Seja um Lojista Integrado

Olá , tudo bem ?
Ter um site para vender pela a internet é algo fundamental no comercio de Atacado e Varejo nos dias atuais.

Como gerenciar o estoque do seu e-commerce de modo correto.

Tempo de Leitura: 12 minutos.

O ciclo da informação dentro de uma empresa de vendas online ou offline representa um caminho que deve ser observado com atenção redobrada. A maneira como os dados fluem no ambiente digital é tão intensa que diversas empresas de tecnologia passaram a desenvolver o ERP para loja virtual.


Os dados pessoais criptografados, pedidos de compra, balanço contábil, emissão de notas fiscais, controle do estoque e muitos outros processos devem ser integrados para facilitar a vida do empreendedor.

O controle apurado e a boa gestão do ambiente online são ferramentas que, juntas, contribuem para o crescimento contínuo e sustentável. Por isso, utilizar um ERP entrelaçado ao e-commerce virou quase uma obrigação no comércio eletrônico.

Afinal, de que adiantaria ter uma plataforma boa e produtos de qualidade se a administração do negócio apresenta problemas estruturais?

Ficou interessado em saber mais sobre a utilidade do ERP para loja virtual? Então, continue acompanhando este artigo e aprenda dicas poderosas para a sua empresa!

O que significa a sigla ERP
ERP é a abreviação de Enterprise Resource Planning. O termo pode ser traduzido livremente como Planejamento dos Recursos da Empresa ou, o nome mais comum,  Sistema de Gestão Empresarial, uma vez que o software serve para gerenciar as atividades e processos da organização.

Como mencionamos no início do post, a existência de uma empresa depende do controle de uma série de procedimentos. Contas a pagar e a receber, folha de pagamento dos colaboradores, gestão do estoque, vendas e pedidos, entre outros.

Se para cada função existir um software distinto, a instituição perderá muito tempo sem a integração, além de ficar mais aberta a erros.

Agora, quando é possível gerenciar todas as tarefas dentro de um único sistema, a colaboração e integração geram vantagens insuperáveis.

Um ERP funciona para resolver esse problema, facilitando a comunicação entre todos os setores da empresa.

Quais as utilidades do ERP para loja virtual
Seja pequena, média ou grande, uma única loja virtual acarreta uma diversidade de informações. Se as vendas crescem, a velocidade de atualização dos dados se intensifica ainda mais.

Tendo em vista essa realidade do comércio eletrônico, organizar as informações de maneira controlada e hierarquizada é um desafio impossível sem um ERP para loja virtual.

Ele funciona como o cérebro do seu e-commerce, guardando, apurando e cruzando os dados em um intervalo de tempo que nunca seria possível de forma manual. Quando as respostas do sistema chegam em tempo muito menor, os processos são aprimorados e a suscetibilidade aos erros é reduzida, trazendo um ganho essencial para o seu negócio.

Se você tem planos para fazer seu empreendimento online crescer, a aquisição de um ERP será cada vez mais uma necessidade gritante para a evolução.

A seguir, acompanharemos melhor os principais benefícios que o investimento em um sistema do tipo pode trazer para sua empresa. Acompanhe em detalhes!

Vantagens de um sistema ERP para loja virtual
Entre os diversos fatores capazes de valorizar a decisão de adotar um software de qualidade, destacamos estas opções:

Automatização de processos
Na maioria das empresas, automatizar as tarefas é um símbolo de produtividade e confiabilidade das informações.

Se você pode contar com máquinas calculistas para conferir vendas, atualizar planilhas de estoque e informar pagamentos, por que contar com um colaborador suscetível ao erro humano?

Por mais que qualquer pessoa se negue a acreditar, para uma série de processos, a automatização só tende a trazer velocidade e precisão, por um custo que se paga.

Fidelização de clientes
Ao fazer uso de um bom ERP para loja virtual, o empreendedor pode obter informações mais detalhadas acerca dos clientes. Ele pode, inclusive, utilizar esses dados para traçar um perfil mais apurado e desenvolver estratégias de alcance e fidelização desses usuários.

Promoções e divulgações personalizadas podem fazer parte do plano de ação para conquistar o cliente mais uma vez, estreitando laços.

Além disso, a organização e agilidade nos processos do e-commerce serão vistos pelos próprios clientes por meio do processamento do pedido, boa comunicação e assertividade dos dados.

Características positivas sempre contribuirão para a fidelização dos seus clientes e o fortalecimento da sua marca.

Controle e padronização de processos
Toda empresa que deseja estabelecer um planejamento estratégico e caminhar para a realização dos objetivos traçados precisa manter rédeas curtas sobre o seu negócio.

Um ERP com bons módulos de monitoramento o ajudará a controlar os processos internos e a obter uma visão mais ampla sobre a empresa. Além disso, o Sistema de Gestão definirá um padrão para os procedimentos, elevando o nível da qualidade.

Redução de estoque
Você sabia que um ERP pode contribuir para a redução de até 32% do estoque na sua empresa? Pode parecer pouco, mas esse fator contribui diretamente para a diminuição de gastos com compras, sem falar na gestão de espaço para armazenar.

Comprar mercadorias em grande quantidade para conseguir um preço mais baixo não será mais um problema! Além disso, você poderá contar com o uso de dados de custos do negócio inseridos no ERP para definir o preço dos produtos, obtendo um cálculo apurado que facilitará tanto o estoque quanto o financeiro.

Redução de pessoal
A automatização se reflete na quantidade de colaboradores dentro da empresa, uma vez que substitui o trabalho humano em muitas etapas, com muito mais precisão. Depois da implantação do sistema, essa redução pode ocorrer por setores.

Redução de erros
Como mencionamos, a oportunidade de poder enxergar todos os processos da organização por meio de um software inteligente trará benefícios que farão a diferença!

É por meio dessa visão mais apurada que se torna possível perceber as falhas nos setores certos. Assim, a tomada de decisões é mais rápida e eficiente, colaborando para a redução drástica de erros.

ERP e integração com a plataforma da loja virtual
A maior vantagem do ERP para loja virtual são, sem dúvida, as possibilidades de integração. Talvez você ainda não tenha percebido, mas, ao alocar em um só lugar todos os setores da organização, os ganhos obtidos trazem uma nova realidade ao cotidiano dos trabalhadores, de fato.

Por favorecer a Gestão da Informação, reformulando a construção estrutural da empresa, esse recurso é praticamente indispensável para o empreendedor que quer obter sucesso em sua empresa.

Além de simplificar a rotina de trabalho, a instalação desse software contribui para a instauração de uma cultura produtiva e qualitativa, que se reverterá em lucros financeiros e satisfação do cliente pelo serviço prestado.

Nos tópicos a seguir, falaremos um pouco mais sobre alguns efeitos práticos que o poder de integração do ERP pode desenvolver em uma empresa. Fique de olho!

Armazenamento na nuvem
Você sabia que, hoje em dia, as empresas nem precisam gastar com a instalação de softwares ou hardwares para ter um ERP de qualidade? Pois é!

O conceito de armazenamento na nuvem (digital) permite que, com apenas um login de acesso, os colaboradores já se integrem a um sistema absolutamente online.

Com um sistema de ERP na nuvem, o investimento é reduzido e os ganhos com mobilidade e produtividade são visíveis.

Além disso, com o uso da criptografia SSL (utilizada pelos bancos), a segurança deixa de ser um problema, abrindo portas para backups automáticos e uma estrutura de armazenamento rápida e colaborativa.

Controle de estoque do ERP para loja virtual integrado com a loja física
A integração que o ERP proporciona para o e-commerce não se limita ao ambiente virtual. Pelo contrário, o software pode ser usado para gerenciar lojas virtuais e físicas ao mesmo tempo, no mesmo programa.

O ERP que integra loja física e virtual possibilita um grande benefício conhecido como gestão de estoque e do catálogo de produtos/serviços.

Afinal, com a dinâmica do ERP adotada, é possível demonstrar os produtos no seu site de maneira atualizada e compatível com os números do estoque. Dessa forma, você evitará que o cliente adquira um produto esgotado ou em falta.

Ainda falando sobre a ligação entre o físico e o virtual, alguns sistemas permitem que você imprima as etiquetas de entrega dos Correios já inserindo o pedido ou nota fiscal do item.

Esse trâmite de integração com o sistema dos Correios torna os processos mais ágeis, desburocratizando o envio dos itens comprados.

Cadastro de produtos no ERP e na plataforma da loja virtual
Quando você opta por adquirir um software de gerenciamento, é preciso fazer a migração da entrada de produtos e cadastro no estoque da loja virtual para o ERP. 

Esse processo é automático e garante mais confiabilidade para a sua base, uma vez que a natureza do software de gestão é cruzar e atualizar os dados de forma mais consistente.

Ao controlar e gerenciar todas as informações com uma única plataforma, os pedidos passam a ser atendidos com mais velocidade. Isso se reflete em mais agilidade desde a emissão da nota fiscal até a entrega do item.

Integração do ERP com sistema de pagamento e vendas
Toda empresa precisa garantir o controle sobre o setor financeiro para poder crescer. Ao implementar um ERP, é possível fazer com que as informações concernentes ao fluxo de caixa sejam rastreadas e monitoradas em prol da gestão eficaz.

O sistema também pode calcular os impostos conforme as normas fiscais de cada estado, emitindo os boletos automaticamente.

Ao fazer a mediação necessária com os bancos, o ERP pode trazer ganhos organizacionais pela integração com os sites de pagamento, informando os boletos não pagos e disponibilizando de mecanismo de cobrança.

Ao assumir o controle sobre as operações de cartão de crédito e débito, as chances de prejuízo financeiro são diminuídas. E, sim, um ERP pode ser capaz de realizar a gestão de todos os valores, distribuir as taxas das diferentes operadoras e calcular quanto tem para receber no final do mês.

Como identificar o ERP mais adequado para a loja virtual?
Como vimos até aqui, sistemas de gestão são softwares complexos, já que se responsabilizam pelo gerenciamento de muitas áreas ao mesmo tempo.

A escolha do ERP precisa ser calculada quando o seu e-commerce estiver bem desenvolvido e com sistemas amadurecidos. Separamos algumas perguntas que podem ser feitas para te auxiliar na hora de escolher um ERP para loja virtual. Confira:

  1. Ele é, de fato, um ERP integrado com plataforma de loja virtual? O desenvolvedor demonstra experiência no assunto?
  2. Quanto custa a personalização do ERP de acordo com as necessidades do seu negócio?
  3. O ERP cuida da gestão de logística?
  4. O ERP se adequará à sua plataforma de e-commerce?
  5. Novos módulos poderão ser inseridos no futuro? Quanto custará?
  6. Quanto custa a manutenção do software?
  7. As atualizações são pagas? Custam quanto?
  8. Que empresas também utilizam esse ERP?
  9. O que sua empresa pretende atingir com a implementação do ERP?

A seleção do sistema a ser adotado deve ser feita com muito cuidado, para evitar dores de cabeça ao optar por um ERP que não cubra as particularidades dos processos ou dificulte ainda mais os procedimentos.

É importante que todos os setores da empresa, assim como líderes e gestores, estejam engajados para que a nova ferramenta possa suprir as demandas por completo.

Sendo assim, os envolvidos devem expor suas opiniões auxiliando no processo de escolha do ERP ideal. Aliás, o dia a dia de trabalho em sua empreitada deve ser visto como prioridade na hora de analisar as peculiaridades necessárias para o sistema.

Faça uma lista detalhada com todas as necessidades do seu negócio e passe por cada um dos itens na hora de escolher a plataforma de gestão.

Mesmo com custos que, a princípio, podem ser altos, tente fazer um cálculo considerando a amplitude que você terá sobre o negócio, entre todas as outras vantagens que farão o investimento se pagar.

Os tipos de ERP
Com tantas opções disponibilizadas pelo mercado, a escolha do ERP tende a se tornar cada vez mais complicada e temerosa para muitos gestores.

Nesse quesito, o importante é saber que sem um bom planejamento, o sistema escolhido dificilmente se encaixará na criação e projeção da sua loja no futuro.

Para ajudar sua seleção, vamos descrever em breves palavras os 3 tipos de ERP para loja virtual existentes no mercado.

Ao ler o conteúdo a seguir, tente visualizar o seu negócio e começar a refletir sobre qual modelo que mais se encaixa com o seu empreendimento.

1. Desenvolvimento próprio
Trata-se de um software desenvolvido como uma solução específica para a empresa. Devido ao altíssimo custo dessa opção, empresários de pequeno e médio porte não são ideais nesse caso.

Fases como planejamento, desenvolvimento e testes de aplicabilidade levam tempo e se resumem numa alta quantia investida.

2. Sistemas de código aberto
Conhecido como ERP Open Source, esse tipo de sistema tem o código livre para ser alterado conforme as peculiaridades do seu negócio.

Se comparado os custos com os softwares de desenvolvimento próprio, o modelo Open Source sai mais em conta. A única dificuldade é que ele não é compatível com um bom número de plataformas de e-commerce. Portanto, é necessário ter cuidado na escolha.

3. Solução especializada
É também possível contratar um software pronto e compatível com grande parte das plataformas para lojas online com empresas especialistas nesse mercado.

Além de receber consultoria durante a implementação do ERP na sua empresa, ao optar por uma solução especializada, você geralmente consegue contratar treinamento para a equipe envolvida, obtendo apoio nos problemas iniciais.

Como implantar um software ERP para loja virtual?

Discutindo possibilidades

Após encontrar o sistema ideal, o primeiro passo para implantar o determinado sistema ERP em sua companhia é conversando com o desenvolvedor do software. Juntamente aos líderes dos setores em sua empresa, mapeie os processos da sua empresa e debata com o criador do ERP todos os caminhos possíveis.

É muito importante que o software se adapte o máximo possível aos requisitos que sua empresa necessita para funcionar com qualidade em todos os procedimentos.

Além disso, essa conversa poderá ajudar a diminuir os custos iniciais com a instalação do ERP. ´Por exemplo, busque saber se o servidor do sistema será instalado na empresa ou armazenado na nuvem.

A primeira opção requer um investimento mais pesado. A segunda é mais prática, mais barata, mas requer boa velocidade de internet na empresa. Consegue perceber como os detalhes precisam ser planejados e discutidos com calma?

Efetuando customizações

Conseguiu se reunir com seu time e com o desenvolvedor para definir todos os pormenores do projeto? Muito bem. Agora é hora de esperar enquanto os técnicos responsáveis pelo sistema efetuarão as customizações.

Tenha paciência, afinal, essa etapa precisa de tempo para acontecer. Pressões relativas ao prazo apertado não são bem-vindas e podem atrapalhar o bom desenvolvimento do projeto.

Instalando e se adaptando ao ERP

Assim que a personalização for finalizada e aprovada pelo TI e administração da empresa, será iniciada a etapa da instalação.

O mais indicado é que esse processo aconteça de setor em setor, com o treinamento adequado. Ainda assim, há empresas que preferem instalar o software de uma única vez. Isso ficará ao seu critério.

O que vale a pena considerar, de fato, é que todo processo de adaptação leva tempo e requer calma e compreensão de todos os lados, pois os novos processos não serão memorizados de uma única vez e, por conta disso, dúvidas surgirão.

Por isso, é extremamente importante contratar uma empresa que se disponha para esclarecer questões e relembrar os pontos esquecidos durante a fase da adaptação.

Lembre-se de que você só desfrutará das vantagens do ERP na empresa depois que o software estiver rodando de maneira natural entre os colaboradores. Portanto, tenha paciência e crie expectativas.

Dicas de ERPs usados no mercado
Tiny ERP para E-commerce
Com 4 tipos de planos disponíveis o Tiny está entre os ERPs mais conhecidos do mercado, podendo ser testado por um mês gratuitamente.

Os recursos da marca Tiny são bem completos e eles possuem mais de 4 mil clientes distribuídos entre segmentos variados de mercado, incluindo e-commerces de pequeno, médio e grande porte.

Softvar
A Softvar é fruto da parceria entre os marketplaces mais consagrados do país, incluindo Shoptime, Americanas.com, Submarino, Extra, Ponto Frio.com, Casas Bahia, entre outros.

O sistema se destaca por permitir uma ótima comunicação em tempo real entre os setores da empresa. São 4 planos personalizados para atender empresas pequenas, médias e grandes.

Vale dizer que ele se integra facilmente com as principais plataformas de loja virtual do mercado.

Bling ERP
Ao possibilitar integração com vários tipos de plataformas para loja virtual, o Bling é uma das melhores alternativas para quem quer contar com um servidor todo integrado à nuvem.

Dispensando instalações complicadas, o sistema ganha destaque pela simplicidade e mobilidade. Com ele, até os colaboradores que não estão acostumados ao linguajar do e-commerce e da contabilidade consegue gerenciar as tarefas.

Além disso, ele apresenta uma perfeita integração com os Correios e possibilita descontos de impostos nas notas fiscais.

Conta Azul
Muito famoso, o Conta Azul conta com mais de 500 mil clientes ativos! Trata-se de um programa de linguagem simples e ferramentas completas para a gestão das operações de qualquer organização e qualquer segmento.

Para o pacote autônomo, a solução apresenta um preço baixo quando comparado aos concorrentes: menos de R$ 50. Apesar disso, o software não permite integração com plataformas e-commerce.

Otix
O Otix integra diferentes plataformas de e-commerce e é especializado na gestão dos negócios e vendas.

Um ponto forte dessa solução que muito em aparece nos sites de busca é poderosa integração em marketplaces, além dos módulos de logística e meios de pagamentos.

ArtSoft
Atuando muito bem tanto em negócios virtuais como físicos, a empresa ArtSoft é uma das melhores opções do mercado no desenvolvimento desse software capaz de oferecer uma série de vantagens no campo da gestão contábil.

O ERP consegue satisfazer as demandas logísticas e administrativas mais importantes, aprimorando as operações online e offline.

Investir em tecnologias que simplificarão a vida dos empreendedores e clientes deve estar previsto no planejamento de toda organização que decidi vender pela internet.

Quanto mais a loja online cresce, maior é a necessidade do empresário procurar por maneiras de garantir a otimização dos seus processos e a integração dos procedimentos para manter o sucesso da loja.

A emissão de nota fiscal via ERP, por exemplo, é um ganho que representa a capacidade de integração de todos os setores da empresa em um único lugar. Ficou mais do que claro que os sistemas de gestão empresarial são essenciais para o crescimento e desenvolvimento da loja virtual. 

Esperamos que este post tenha ajudado você a entender as vantagens e características do ERP para loja virtual.


Lembre-se: Você é um Lojista Integrado
Teste grátis. Clique aqui

Endereço

Lojista Integrado :: Rua Monsenhor Otávio de Castro, 435, Fátima, Fortaleza,Ce -CEP: 60.050-150 ou Google Maps (85)3062-9111/ Whats App (85) 9.9630-6190