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Ter um site para vender pela a internet é algo fundamental no comercio de Atacado e Varejo nos dias atuais.

Google Analytics: Tudo Que Você Precisa Saber

O Google Analytics é uma ferramenta excelente para compreender quem é o público do seu site e, assim, mensurar seus resultados de marketing. Com ele, é possível acompanhar diferentes métricas importantes, como tráfego, tempo médio das visitas, páginas mais acessadas e até mesmo conversões realizadas.


Por conta disso, é a ferramenta favorita dos gestores de e-commerce quando o assunto é análise de resultados — sendo praticamente indispensável. Outra vantagem é que ela é gratuita por tempo ilimitado. Assim, tanto gigantes do e-commerce como pequenos negócios podem usufruir de uma versão completa que traz insights poderosos sobre o negócio.

Neste post, saiba como implementar o Google Analytics em seu e-commerce e alavancar suas estratégias de marketing digital. Confira!

O que é o Google Analytics?

Quem ainda não conhece o Google Analytics, está perdendo muitas oportunidades de vendas. Afinal, essa ferramenta é fundamental para que os negócios online entendam suas audiências, além de monitorar o tráfego do site, loja virtual, blog ou qualquer endereço online em que esteja instalada.

Monitorar o tráfego do site é importante para entender o comportamento do usuário. Por meio dos dados de navegação coletados, é possível avaliar se os visitantes estão se comportando conforme o esperado e em qual etapa estão saindo do site, além de monitorar as conversões de um anúncio.

Dessa forma, se algo não estiver funcionando conforme o planejado, você poderá tomar uma decisão com base em dados concretos.

Para que ele serve?

Além de usufruir das mais de 500 métricas diferentes existentes no Google Analytics, ainda é possível cruzar dados e criar relatórios personalizados, aumentando suas possibilidades de engajamento com o usuário.

Com os relatórios e gráficos, o gestor é capaz de acompanhar o desempenho de KPIs importantes e, a partir disso, tomar decisões de forma sensata a respeito de conteúdos, estrutura do site e demais pontos de sua estratégia gerencial.

Como a ferramenta funciona?

Apesar de contar com uma estrutura complexa e robusta na captação de dados, o seu uso é bastante simples e intuitivo. Até mesmo quem nunca usou a plataforma consegue entender informações básicas — como acessos, tempo gasto na página etc. — com facilidade.

Para absorver os dados de acesso do seu site, é preciso instalar um código individual, gerado pelo próprio sistema, em todas as páginas. Sempre que houver um visitante, seu navegador ativará o código instalado e registrará os dados de navegação — incorporando-os às estatísticas do site.

Como fazer a instalação da ferramenta em seu site?

A instalação do Google Analytics é fácil e não exige conhecimentos técnicos. Como dissemos anteriormente, é preciso instalar apenas um código — o que explicaremos de forma simples, a seguir.

Quando você acessar sua conta, automaticamente será direcionado para um formulário de cadastro do site. Nele, devem ser inseridas informações básicas — como nome do site, endereço, entre outras. Após realizado o cadastro, o sistema vai gerar um código em HTML que deverá ser incluído em todas as páginas.

Quem conhece HTML poderá instalar o código seguindo as instruções que aparecerão nessa página — mas é possível encaminhá-las para o e-mail do seu desenvolvedor ou responsável.

Como acessar o Google Analytics?

Qualquer empresa pode instalar o Google Analytics em seu site. Para isso, basta criar uma conta, seguindo as instruções anteriores, ou fazer a sincronização com uma conta do Gmail existente.

O ideal é destinar uma conta exclusiva para o uso da ferramenta. Quem usa a versão empresarial dos aplicativos da Google pode criar um e-mail googleanalytics@seunegocio.com.br para este fim, por exemplo.

Ao explorar as possibilidades do Google Analytics, fique tranquilo: nenhuma das configurações efetuadas dentro da plataforma provocará alterações em seu site, pois a ferramenta funciona apenas como um painel para análise de dados.

Quais são as suas principais métricas?

Agora que você já foi apresentado ao Google Analytics, que tal conhecer as métricas que você vai usar? Veja algumas das mais importantes, a seguir:

Sessões

Uma sessão leva em consideração o tempo ativo do usuário no site e está relacionada às visitas no período selecionado — usuários que não interagem são desconsiderados no cálculo.

Usuários

É o número de visitantes únicos do site. A métrica, assim, contabiliza o usuário — e não os acessos.

Taxa de rejeição

Essa é uma KPI que indica a porcentagem de saída de uma determinada página, sem que haja interação. Taxas de rejeição altas podem apontar falhas de usabilidade que devem ser investigadas e corrigidas.

Páginas por sessão

Esse indicativo mostra quantas páginas foram vistas durante uma sessão. Quanto maior o número, mais tempo o usuário destinou ao seu conteúdo.

Duração média da sessão

Quanto tempo o usuário ficou em seu site.

Fontes de tráfego

Esse relatório é muito importante, pois exibe de onde o seu cliente veio. Por exemplo, um blog pode ter criado uma postagem com um link para sua loja virtual, e o relatório mostrará quantos acessos vieram por meio desse link.

Veja, a seguir, algumas das fontes de tráfego mais comuns no Google Analytics:

  1. Organic search: usuários que chegam ao site por meio de busca não paga do Google;
  2. Social: todos os acessos oriundos de mídias sociais, pagos ou não;
  3. E-mail: acessos vindos de e-mails enviados aos seus clientes, como newsletter ou e-mail marketing;
  4. Direct: acessos de pessoas que digitaram o seu endereço diretamente na barra de navegação;
  5. Referral: qualquer site ou blog que indique sua página, a qualquer momento;
  6. Paid search: acessos realizados por meio de anúncios.


O Google Analytics é capaz de rastrear diversas combinações de dados do seu site, e seu potencial de análise é infinito. Você nem precisa de tanta informação: o mais importante é mensurar as KPIs fundamentais para o seu negócio. Ao aprender a utilizar a ferramenta para criar relatórios personalizados, será muito mais fácil corrigir erros e captar novos clientes.

Agora que você já conhece os benefícios de contar com uma ferramenta completa e gratuita como o Google Analytics, não deixe de compartilhar este post com seus amigos em suas redes sociais. Assim, eles também poderão alavancar as estratégias de marketing digital de seus e-commerces!

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