Marketplace: o que é, vantagens, importância e como começar



Entre as diversas possibilidades de vendas online, o marketplace vem se destacando como uma excelente maneira de ampliar as possibilidades e conquistar novos clientes.


No entanto, apesar de estar bastante associado ao comércio eletrônico, o marketplace oferece diversas possibilidades a diferentes tipos de negócios.


Entre suas grandes vantagens, está o custo menor de operação, além de uma assistência de especialistas para quem ainda está começando no segmento.


Entenda o que é o marketplace, quais são as vantagens desse tipo de comércio e descubra qual é a melhor opção para você escolher!


O que é Marketplace? Uma rápida definição


O marketplace é um site voltado ao comércio eletrônico destinado a vender produtos de diferentes lojas.


Ou seja, em um único grande endereço, é possível encontrar várias opções de itens, produtos e serviços oferecidos por estabelecimentos parceiros. Ele funciona como um e-commerce tradicional, com a diferença de que reúne vários lojistas.


Ao pensar em um paralelo com o comércio offline, o marketplace funciona como um grande shopping center: ao entrar em um shopping, você poderá encontrar diversos produtos sendo vendidos por diferentes lojas. Em alguns casos, lojas diferentes podem vender os mesmos produtos, sob preços e condições diferentes, aumentando a possibilidade de se manter competitivo ao seu público.


O conceito de marketplace, portanto, é de um site de vendas colaborativo. Em uma única plataforma, várias lojas – ou pessoas – podem expor os seus produtos e serviços.


Como o Marketplace funciona na prática


Para vender no marketplace, primeiramente, é necessário que o lojista se cadastre na plataforma.


Por ser um domínio que deve manter uma certa homogeneidade no atendimento ao cliente, o varejista poderá ter de se adaptar aos modelos estabelecidos por essa plataforma, seja na questão visual ou em condições de pagamento e entrega do produto.


Por conta de normalmente ser uma empresa de grande porte, o marketplace também auxilia no relacionamento entre varejista e cliente, oferecendo uma segurança maior para as duas partes.


Desta forma, ao contrário do e-commerce, que está focado na venda do produto, o marketplace está baseado normalmente na intermediação das vendas.


Quais são as vantagens de um Marketplace


Essa modalidade é bastante utilizada por lojistas que estão começando suas operações digitais ou até mesmo para grandes empresas que desejam ampliar sua presença digital, oferecendo diversas condições para que os consumidores adquiram seus produtos online.


Além disso, o marketplace pode trazer mais simplicidade para algumas operações, uma vez que possui um sistema integrado para padronizar seu atendimento, o que pode facilitar a logística para e-commerce e a emissão de nota fiscal, a partir do ERP no varejo.


Veja abaixo os motivos.


1. Seja visto: tenha a sua loja em um grande shopping virtual


Vender em marketplace também permite que o vendedor tenha mais ofertas, com a possibilidade de oferecer diferentes produtos, mesmo que não os tenha em seu estoque físico. Todas essas possibilidades oferecem mais chances de um crescimento exponencial em um período de tempo menor do que um e-commerce.


2. Reduza custos com publicidade


Ao vender em marketplace, o lojista pode gastar menos com marketing – afinal, o próprio sistema inteligente da plataforma ajudará a divulgar para os clientes que têm o perfil dos seus produtos. Além disso, a plataforma já deverá fazer os investimentos em segurança, mantendo a proteção dos dados dos seus consumidores por um custo menor para o lojista.


3. Adquira maior alcance para sua loja


Fale sobre a amplitude que os marketplaces possuem, podendo alcançar uma grande variedade de públicos, permitindo às lojas forte presença digital.


4. Tenha mais praticidade para adicionar novos produtos e gerenciar sua loja


Fale sobre como é mais fácil ter uma plataforma certeira para anunciar seus produtos e gerenciar a loja no geral.


5. Venda mais!


Um outro ponto muito benéfico dos marketplaces é que eles proporcionam maior retenção dos consumidores. Isso porque eles ficam mais tempo na página, o que normalmente oferece a chance de maior navegação entre seus produtos.


Afinal, quem realiza a compra em um site poderá comprar mais itens para aproveitar condições especiais de pagamento ou frete, por exemplo.


Dicas fundamentais para vender em Marketplaces


Quer ter mais sucesso ao vender seus produtos em um marketplace? Separamos algumas dicas!


Faça descrições completas dos produtos


Quanto mais informações – e apresentadas de forma clara – a descrição do seu produto tiver, maiores as chances de conversão!


Use fotos que se destaquem em meio à concorrência


Boas fotos do produto, além de chamar a atenção do consumidor, ajudam a eliminar dúvidas sobre os produtos e passam mais confiança.


Escolha a plataforma mais adequada para seu negócio


Saiba o diferencial de cada plataforma, para entender qual é a melhor opção para o seu negócio.


Faça seu cadastro como um parceiro no Marketplace


Ao fazer o seu cadastro em um marketplace, não deixe de selecionar a opção de parceiro para começar a vender os seus produtos.


Cadastre e venda seus produtos


Com os produtos devidamente cadastrados na plataforma, você poderá vendê-los com muita praticidade.


Não se esqueça de ter presença de marca


Um dos pontos apresentados como negativos do marketplace é a predominância da plataforma sobre o visual da marca. No entanto, é possível colocar a marca da sua loja em seus produtos, criando um vínculo entre sua empresa e o consumidor.


Saiba quais são os principais cuidados ao optar por um marketplace!


Cuide da logística e fique de olho nos prazos de entrega


A logística é um fator determinante para quem deseja oferecer um bom serviço. Afinal, é necessário respeitar os prazos de entrega para não sofrer punições ou uma má reputação.


Fique atento ao gerenciamento de contas do negócio


Apesar do marketplace trazer diversas funcionalidades e a possibilidade de automação de alguns processos, isso não significa que você não precisa ter um pouco de atenção.


Fique de olho na taxa de comissionamento


Saiba bem qual é a taxa de comissionamento que deve ser paga ao marketplace, para que você consiga, inclusive, precificar adequadamente os seus produtos.


Integração Marketplace: conheça os principais integrados ao Bling!


É possível optar pela integração de marketplace, realizando a venda em diferentes plataformas de uma maneira mais automatizada e inteligente. Isso amplia as possibilidades do vendedor converter ao mesmo tempo que marca a presença da marca e seus produtos, ampliando a vitrine a diferentes consumidores.


A integração de marketplace é uma importante ferramenta para quem deseja aumentar suas vendas e atingir novos mercados. Ao expor seus produtos ou serviços em mais de um lugar, contando com a confiança e tradição de uma plataforma já conhecida pelo cliente, você aumenta as chances de conquistar novos clientes ao mesmo tempo que pode continuar realizando transações com consumidores fidelizados.


O Bling! possui integração com Shoptime, Submarino, Mercado Livre, Amazon, Carrefour, Magazine Luiza, Netshoes, Dafiti, Via Varejo e muito mais!


A gestão da sua loja em marketplace também fica simplificada, uma vez que boa parte do processo é feita diretamente pela plataforma. Sendo assim, o lojista pode se focar em oferecer o melhor serviço e os melhores preços, tornando-se mais competitivo.



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