Como emitir nota fiscal eletrônica em 4 passos simples




Emitir nota fiscal eletrônica (NF-e) é uma atividade à qual todo empreendedor deve ficar atento. Isso porque o documento obrigatório formaliza a venda e compra de produtos e serviços e centraliza as informações tributárias. Por ter validade jurídica, a NF-e é usada para facilitar o recolhimento de impostos e a fiscalização dos órgãos responsáveis.


Entender como emitir nota fiscal eletrônica é fundamental para garantir segurança nas informações e agilizar os processos. Afinal, nenhuma empresa quer perder tempo com situações burocráticas ou em maus lençóis.


Por isso, o Bling preparou este tutorial que vai ensiná-lo como emitir nota fiscal de maneira prática e eficiente. Confira o passo a passo e fique por dentro do assunto!


Passo 1: compreender qual nota fiscal você deve emitir

O primeiro passo para emitir a nota fiscal eletrônica é entender quais modelos do documento são obrigatórios para o seu negócio. As mais utilizadas no mercado são a NF-e (Nota Fiscal eletrônica), NFS-e (Nota Fiscal de Serviço), Nota Fiscal do consumidor (NFC-e) e o DANF-e (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica).


Vale lembrar que as notas fiscais eletrônicas são obrigatórias para os negócios que contribuem para o ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) ou para o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Só é dispensada a emissão do documento quando a empresa está enquadrada no regime Simples Nacional ou MEI (Microempreendedor Individual).


Para saber mais, acesse o nosso post sobre Nota Fiscal Eletrônica para conhecer mais sobre os modelos do documento e suas utilizações.


Passo 2: adquirir um certificado digital

Um certificado digital nada mais é do que uma assinatura eletrônica que comprova a autenticidade do documento fiscal. Isso é útil em situações que precisam comprovar a identidade do usuário, como transações bancárias.


Entre os diversos certificados digitais, o mais popular é o e-CNPJ – ele funciona para assinar os documentos digitais, emitir notas fiscais eletrônicas e até simplificar o processo de recolhimento do FGTS.


Para adquirir o certificado, é necessário escolher uma autoridade certificadora (AC) habilitada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP – BR). Há várias autoridades que monitoram e regulamentam a emissão dos certificados no Brasil. Para conhecer todas as agências certificadoras, é preciso acessar o site do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação.


No Bling, é possível adquirir o certificado e-CNPJ A1 Certisign com desconto. O modelo A1 é um arquivo digital com validade de um ano e que pode ser armazenado em seu computador ou na nuvem. Com ele, é possível fazer transmissão de notas fiscais eletrônicas e realização de transações online de maneira segura.


Passo 3: fazer credenciamento no site da Sefaz

A Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda) precisa reconhecer o seu CNPJ para emitir notas fiscais validadas. Alguns estados fazem essa ação automaticamente no momento em que a empresa é criada.


Do contrário, é necessário credenciar a empresa no portal da Sefaz do estado ou município onde a organização está registrada – empresas que estão em mais de uma unidade federativa precisam realizar o credenciamento em cada uma das localidades.


Passo 4: ter um software emissor de notas fiscais

O último passo para começar a emitir NF-e é ter acesso a um software emissor de nota fiscal. Com o sistema, o gestor tem mais facilidade para enviar o documento com todas as informações preenchidas corretamente, simplificando a parte burocrática e garantindo segurança em todas as etapas do processo.


A dica para escolher um bom software emissor de notas fiscais é consultar sua facilidades de uso, integração com outros serviços e suporte técnico. O Bling, por exemplo, é um ERP online que faz emissão de notas fiscais de maneira ágil e segura, poupando a repetição de um trabalho que pode tomar muito do seu tempo.


Agora que você já sabe como emitir notas fiscais, não deixe de conhecer o Bling: um sistema de gestão empresarial que facilita a emissão de documentos fiscais e controla a gestão de outras frentes do negócio. Para saber mais, acesse a página sobre emissão de nota fiscal eletrônica.

18 visualizações

Lojista Integrado - Rua Monsenhor Otávio de Castro, 435. Fátima, Fortaleza-Ce

© 2020 CNPJ 08.174.771/0001-07