Uso de boleto bancário e os seus benefícios para empresas



Dentro das transações de cobrança, o boleto bancário aparece como uma das formas de pagamento mais utilizada pelos brasileiros. Segundo estudo feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 48% dos entrevistados preferem o boleto bancário, que perde apenas para o cartão de crédito (68%).


Mesmo com o crescimento do meio digital, o boleto bancário ainda oferece inúmeras vantagens, tanto para a empresa quanto para o consumidor. Isso porque a forma de pagamento pode ser aplicada em diferentes situações e reduz os custos operacionais do comércio.


Ainda tem dúvidas sobre o boleto bancário? Então este post do Bling é para você! Confira mais sobre esse tipo de recebimento e seus benefícios para empresas.


O que é boleto bancário?


É um método de pagamento que simplifica e facilita as interações de compra e venda realizadas por qualquer instituição ou estabelecimento conveniados. Um dos principais instrumentos de pagamento utilizados no Brasil, o boleto apresenta uma cobrança pagável em estabelecimentos conveniados (agências bancárias, caixas eletrônicos, casas lotéricas etc.) até uma data preestabelecida.


Boletos registrados e boletos sem registro


Existem dois formatos de boletos bancários: o registrado e o não registrado. Cada um deles tem suas características e benefícios, conheça:


Boleto sem registro


Boleto sem registro é aquele que não tem relação com um banco emissor. A empresa emite o documento e o envia diretamente para o cliente, sem que a instituição financeira tome ciência do pagamento daquele boleto. Também conhecido como boleto simples, o formato sem registro tem menos juros ao longo do processo e permite alterações sem burocracia.


Em outras palavras: o boleto bancário sem registro é emitido sem que o banco consiga acompanhar o andamento da operação, porque o detalhamento das informações não é obrigatório.


Fim do boleto sem registro


Em 2017, foi definido que todos boletos bancários, independentemente do valor, sejam registrados. O motivo? O elevado número de boletos emitidos anualmente – cerca de 4 bilhões.


O cronograma de implementação foi aplicado aos poucos, permitindo que as empresas se preparassem para a nova regra.


A mudança trouxe mais comodidade para os clientes e maior segurança para os emissores. Isso porque a modalidade centraliza os processos de cobrança, garantindo mais agilidade em relação ao pagamento dos débitos e diminuição no número de fraudes.


Boleto com registro


O boleto registrado é aquele que possui registro em instituições financeiras. Nesse formato, o banco recebe a remessa da empresa e faz o registro de todas as informações contidas no documento: código de barras, valor, vencimento, CPF e outros dados.


Para emitir esse tipo de boleto bancário, é preciso que a empresa se registre em uma instituição financeira. Assim, as informações ficam armazenadas em um lugar só, permitindo maior controle sobre o andamento da operação. Além disso, o modelo registrado diminui a inadimplência, porque o banco pode enviar o cliente para os órgãos de proteção ao crédito.


O boleto registrado passou a ser o modelo padrão porque é mais completo e permite um controle mais eficiente das transações comerciais. Já o boleto sem registro, apesar de simples, pode resultar em muitas fraudes.


Benefícios dos boletos bancários


Agora que você já sabe as diferenças entre boleto bancário registrado e sem registro, é hora de conhecer os benefícios que esse formato de cobrança oferece às empresas.


Facilidade para a emissão;


Economia de tempo;


Diminuição da inadimplência;


Melhor controle financeiro;


Acessível para todos os clientes;


Sensação de segurança para os clientes.


No Bling, além de encontrar emissão de boleto bancário a R$1,49, você fica por dentro de diversas informações sobre gestão de negócios e empreendedorismo. Aproveite para conferir o post sobre planejamento tributário, que é tão importante para empresas que lidam com transações fiscais.




10 visualizações

Lojista Integrado - Rua Monsenhor Otávio de Castro, 435. Fátima, Fortaleza-Ce

© 2020 CNPJ 08.174.771/0001-07