Veja como fazer um Contrato Online com os CORREIOS.



É impossível ter uma loja virtual em crescimento e realizar uma boa gestão logística dos pedidos sem depender dos Correios. Um dos pontos positivos mais importantes de vender online é a facilidade com que você pode atingir e atender pessoas de diferentes cantos do país.


Para que você consiga entregar produtos com eficiência nas mais diversas localidades brasileiras, você precisará bastante dos Correios. E para usufruir melhor dos serviços disponíveis, será necessário firmar um contrato para benefício do seu e-commerce.


Já tratamos sobre o assunto em nosso blog, e este é sempre um dos conteúdos mais acessados. Mas o procedimento evoluiu e hoje pode ser feito todo online, ao contrário de um tempo atrás quando apenas presencialmente era possível realizar este contrato.


Atualmente, por meio do Cartão Correios Fácil, você consegue ter um contrato ativo com os Correios sem a necessidade de ir até uma agência. Ou seja, você faz todo o processo online, inclusive as assinaturas, e passa a ter acesso a preços diferenciados, vantagens exclusivas, pagamento a prazo, uso de ferramentas como o SIGEP WEB, que tem integração com nossa plataforma, e muito mais!


Vamos conhecer então quais são os passos necessários para ter acesso ao Cartão Correios Fácil e todos os benefícios da assinatura do contrato.


Confira!


O Cartão Correios Fácil


Com o intuito de agilizar o processo para firmar um contrato com os Correios, esse mecanismo foi criado para que as ações antes executadas apenas in loco nas agências pudessem ser resolvidas totalmente online. Para poder solicitar o seu Cartão Correios Fácil você deve realizar seu cadastro no site dos Correios.


Será preciso informar alguns dados e documentos como é de praxe em praticamente todos os tipos de contratos firmados. Um ponto importante é a necessidade de ter um certificado digital na modalidade E-CNPJ para assinatura do contrato. Se você ainda não possui será preciso se informar sobre o assunto para que seja possível concluir a realização do processo.

Nesta página você encontra mais detalhes sobre o que fazer.


ID Correios


O primeiro passo é verificar se você já possui uma ID dos Correios. Se você já tem, basta entrar com seu login e senha e iniciar as próximas etapas. Caso você não tenha o idCorreios, será preciso fazer o seu cadastro primeiro.


Não sabe nem do que se trata?


O idCorreios é um mecanismo de autenticação e autorização única de usuários para acesso ao Portal Correios e seus serviços. O serviço é gratuito e disponibilizado para os clientes e usuários do site dos Correios permitindo acesso seguro e padronizado, eliminando a necessidade de se informar um login e uma senha para cada serviço utilizado. O idCorreios é constituído de um identificador alfanumérico e uma senha, definidos pelo usuário.


Como cadastrar no idCorreios


Para você que ainda não possui um cadastro ativo, vamos ver qual é o passo a passo para criar seu idCorreios. Somente após concluir este processo você conseguirá logar para poder contratar o Cartão Correios Fácil.

Quem já possui o cadastro pode ir direto para os passos de contratação do Cartão Correios Fácil.


Vamos lá!

  • Na tela da Central de Autenticação Única – CAS clique em “Cadastrar-se no idCorreios”.

  • Em seguida, selecione em ‘Perfil’ a opção ‘Pessoa Jurídica’ e clique em Prosseguir.

  • Na tela seguinte de ‘Dados Cadastrais – Pessoa Jurídica’ você deverá preencher todos os campos marcados como obrigatórios com os dados solicitados.

  • Antes de concluir, lembre-se que é necessário marcar a caixa que confirma que você aceita os Termos de serviço e privacidade digital do idCorreios.

  • Feito isso bastará clicar em Concluir Cadastro.

  • Um e-mail com a confirmação de cadastro será enviada para você. Acesse sua caixa, abra o e-mail e clique em Ativar Conta.

Como solicitar o Cartão Correios Fácil


Agora que você possui um idCorreios é possível iniciar as etapas para a contratação do Cartão. Basta voltar à página da Central de Autenticação – CAS e entrar com os dados que você definiu na idCorreios.


Existe uma página inicial do Cartão Correios Fácil que você pode conferir clicando aqui, mas ela irá te direcionar para a Central de Autenticação, pois todo o acesso parte de lá. Independente da página que você preferir abrir inicialmente, faça o login e vamos aos demais passos até a finalização da contratação do Cartão Correios Fácil.


Passo a passo da contratação


Passo 1 | Dados Cadastrais


Feito o acesso, o primeiro passo será complementar os campos com os demais dados solicitados. Tudo que você preencheu no cadastro do idCorreios carregará automaticamente, mas agora você terá na tela alguns novos campos para preenchimento.

Após inserir todos os dados, ou pelo menos todos os campos obrigatórios, você deverá clicar em ‘Solicitar Combo de Serviços’.


Passo 2 | Combos


Na tela de ‘Combos’ você terá a relação com os pacotes de serviços disponíveis e seus respectivos valores. Veja cada um com calma, avalie os custos e o que você precisa para sua loja e escolha o de sua preferência no momento.


Passo 3 | Termos e Condições


Leia com atenção todos os detalhes do combo escolhido. Estes termos serão importantes durante a vigência do seu contrato com os Correios, portando é importante saber exatamente tudo que é ofertado, seus deveres, as condições e tudo mais.

Após ler o documento e caso esteja tudo certo, marque a caixa ‘Concordar e assinar’ e clique em ‘Download’ para poder baixar o contrato e salvar em sua máquina.


Passo 4 | Assinaturas digitais


Esta é uma das últimas etapas e é a que mais gera dificuldades em razão do processo de assinaturas digitais. Mas vamos lá, é preciso seguir algumas orientações, porém não tem mistério. Realizando cada etapa conforme indicado você concluirá as assinaturas por meio do certificado digital sem mais problemas.


Se você não tem um certificado digital, lembre-se de seguir as instruções dos próprios Correios conforme link que disponibilizamos no início do artigo. Considerando que você já tenha essa assinatura, vamos ver então como se faz para inserir a mesma no contrato:


1 – Localize o documento do contrato que você baixou e salvou em sua máquina conforme indicamos no Passo 3. Clique para abrir o arquivo com o botão direito do mouse, vá na opção Abrir Com e escolha o Adobe Reader. Abrir direto no PDF, como costuma ser o padrão na maioria das máquinas, limita as edições e dificultará o processo de assinatura digital.

2 – Certifique-se que o seu Adobe Reader está atualizado, pois isso será fundamental para que o processo dê certo. Não sabe como conferir isso?

Ao abrir o documento com Adobe Reader, vá no menu ‘Ajuda’ e clique na opção ‘Verificar atualizações’. Repita o procedimento até que apareça ‘Não há atualizações disponíveis’.

3 – Feito isso, vá até a aba ‘Ferramentas’ e clique em ‘Certificados’. Vai aparecer então a opção ‘Assinar Digitalmente’ logo abaixo dos menus do documento.

4 – Clique em ‘Assinar Digitalmente’ e com o mouse vá até o local do documento onde você irá criar o campo da assinatura, fazendo uma caixa logo abaixo de ‘Contratante’. Selecione o seu Certificado Digital (que precisa ser criado anteriormente conforme orientamos), insira no local correto e salve o documento.

5 – Você vai ver no canto alto direito do documento um botão chamado ‘Painel de assinaturas’. Clique nele e confira o status das assinaturas que irá aparecer no lado esquerdo da tela.

Caso todas elas estejam verdes ou azuis, significa que elas estão validadas. Você já poderá então inserir o documento no site dos Correios para concluir a contratação. Se elas ou algumas delas tiver com sinal amarelo / vermelho você precisará validar manualmente.


Como validar uma assinatura pendente?


Caso essa situação ocorra com você, serão necessários mais alguns passos para conseguir obter a validação final. Vamos a eles:


1 – Clique com o botão direito do mouse em cima da assinatura com sinal amarelo ou vermelho. Se mais de uma delas tiver com esse sinal, faça uma de cada vez repetindo exatamente o mesmo procedimento.

2 – Clique então na opção ‘Mostrar propriedades da assinatura’ e em seguida na opção ‘Mostrar certificado do assinante’.

3 – Na tela que abrir chamada ‘Visualizador de certificados’, clique na aba ‘Confiança’ e em seguida no botão ‘Adicionar a certificados confiáveis’. Selecione todas as caixas disponíveis que estiverem desmarcadas e clique em OK.

4 – Volte ao ‘Painel de assinaturas’ onde estão as assinaturas e os seus respectivos status, clique em ‘Valida todas’ e verifique se a assinatura que estava pendente ficará com o sinal verde. Ficou tudo certo? Salve o documento.


Envio do contrato


A partir do momento que todas as assinaturas estejam validadas e o documento salvo, vamos para o último passo. Volte lá para o site dos Correios onde você estava quando fez o download do contrato.


Marque a caixinha de ‘Concordar e assinar’, clique em Arquivo, selecione e insira o documento salvo já com as assinaturas e clique em Enviar. Se tudo deu certo aparecerá uma mensagem de boas-vindas e você receberá seu cartão Correios Fácil de acordo com os prazos que forem comunicados pelos Correios.


Os e-mails de confirmação


Depois de concluído todo esse processo descrito até o envio do contrato assinado, você receberá 3 e-mails automaticamente, porém eles não são imediatos. Cada um deles chega em dias diferentes e é necessário você aguardar que os Correios façam o envio dos mesmos, principalmente o e-mail de boas-vindas e o cadastro no SIGEP.


No e-mail de Cadastro no SIGEP você recebe seus dados de acesso ao sistema através do site dos Correios e que serão necessários também na integração com a nossa plataforma. E o e-mail de boas-vindas traz o Nº de Contrato, o Código Administrativo e um link para poder gerar seu Cartão de Postagem.


Todos esses dados serão importantes para o uso dos serviços disponíveis e, como dissemos, são imprescindíveis para quem desejar integrar sua loja virtual com o SIGEP Web. Concluiu o envio do contrato? Fique atento à sua caixa de entrada e marque os e-mails relacionados ao cadastro com os Correios!


Benefícios do Cartão Correios Fácil


Como dissemos ao longo do artigo, quem trabalha com vendas online depende constantemente dos serviços dos Correios. Destacamos a importância de ter um contrato para ter acesso a algumas condições especiais e benefícios que serão fundamentais para sua loja.


Quais seriam esses benefícios? É isso que veremos a seguir:

  • Você passa a ter acesso a tarifas reduzidas para Encomenda SEDEX Nacional e Internacional, Encomenda PAC, Telegrama Via Internet e Mala Direta;

  • Isenção da cota mínima nos dois primeiros ciclos de faturamento;

  • Pode realizar postagens em todas as agências próprias e franqueadas;

  • Logística reversa: serviço de retorno de encomendas ou postagem por outras pessoas autorizadas pela sua empresa;

  • Ferramentas gratuitas como o SIGEP WEB: Sistema de Gerenciamento de Postagens, que permite a geração automática dos rótulos de endereçamento e os códigos de rastreamento postal para as modalidades registradas. Em nossa plataforma inclusive você encontra integração com o SIGEP WEB de maneira prática e eficiente;

  • Plataforma integrada via web-service junto ao site dos Correios para precificação automática, emissão de código de rastreamento e geração de e-tickets para postagens;

  • Pagamento mensal.

Integração com o SIGEP Web


SIGEP WEB é um recurso que tem como objetivo central facilitar a preparação e o gerenciamento das postagens feitas nos Correios. O sistema traz como principais pontos positivos a rapidez no preparo das postagens e a gestão das informações sobre os objetos postados.


Com as facilidades geradas pelo sistema na preparação das postagens, é possível ter ganho de tempo e redução dos custos do processo envolvido. Você passa a economizar também alguns itens como papel, fica sabendo do número de registro do objeto postado antes do mesmo ser encaminhado, consegue gerenciar as informações da carga, rastrear por períodos, emitir relatórios e muito mais.


Para utilizar o SIGEP WEB em sua loja virtual, é necessário possuir o plano Loja Ilimitada, e sua empresa deve ter um contrato ativo com os Correios conforme orientamos ao longo do artigo.


Caso tenha o contrato e utilize nossa plataforma no plano informado, temos um tutorial com todos os detalhes para que você possa utilizar o SIGEP WEB em sua loja. Na tela de ativação do SIGEP serão solicitados dados como Login, Senha, Código Administrativo, Nº do Cartão de Postagem e Nº do Contrato, e todos eles podem ser encontrados nos e-mails recebidos após o envio do contrato conforme citamos no tópico “Os e-mails de confirmação”.


Faça seu contrato


Você viu ao longo deste conteúdo todas as informações necessárias para ter um contrato ativo com os Correios realizando todo o processo online. Já sabe o que é a idCorreios, o Cartão Correios Fácil e os passos para se cadastrar em cada um deles.




Correios - Vídeo Coleta Gratuita


9 visualizações

Lojista Integrado - Rua Monsenhor Otávio de Castro, 435. Fátima, Fortaleza-Ce

© 2020 CNPJ 08.174.771/0001-07