WhatsApp conversa com BC para aprovação do sistema de pagamento



O WhatsApp afirmou que está em contato com o Banco Central para conseguir a aprovação como iniciador de pagamentos. Desta forma, o aplicativo poderá finalmente habilitar o WhatsApp Pay, seu sistema de transferências, suspenso pelo BC desde o ano passado.


“O WhatsApp está conversando regularmente com o Banco Central para ter a aprovação como iniciador de pagamentos para transferências entre pessoas. Também tem trabalhado para restaurar os pagamentos no WhatsApp para todos no Brasil o mais rápido possível”, disse a empresa em nota enviada ao InfoMoney.


O prestador de serviço de iniciação de pagamento (Pisp) é uma nova modalidade de instituição de pagamento do BC, criada em outubro de 2020. O prestador em questão não participa do fluxo financeiro. Uma empresa que tem o aval para operar como Pisp não teria acesso direto aos volumes financeiros transacionados e seria apenas uma interlocutora entre os usuários.


Portanto, caso o WhatsApp fosse um iniciador de pagamentos, o app conseguiria atuar sem interferir em questões como concentração de mercado, privacidade, transparência e segurança – motivos que levaram o BC a suspender a operação do novo recurso do aplicativo, em junho de 2020. Já os usuários poderiam iniciar uma transferência ou pagamento pelo aplicativo de mensagens.

Infomoney

4 visualizações0 comentário

Lojista Integrado - Rua Monsenhor Otávio de Castro, 435. Fátima, Fortaleza-Ce

© 2021 CNPJ 08.174.771/0001-07